Bem vindo ao novo website

Há anos venho mantendo diversos blogs relacionados ao meu trabalho e/ou prazer. Nalguns escrevo com muita frequência e noutros, com bem pouca. Porém produzo uma quantidade imensa de conteúdo quase diariamente, sejam textos, artigos, comentários, vídeos, screencasts, palestras ou mesmo código que disponibilizo na web para compartilhamento com todos (na verdade não me recordo quando foi a última vez que fiz ou escrevi algo que não fosse compartilhado).

Penso que isso é uma atitude muito legal, seja porque meu conhecimento está sendo utilizado por outrem para criar algo melhor, seja porque apresenta, de uma forma ou de outra, minhas capacidades profissionais em todos os sentidos. Mas gerenciar tudo isso é complicado e demanda tempo, algo que anda escasso atualmente para todos e não somente para mim. Pior ainda é quando existem duas ou três ferramentas para a gestão do conteúdo e que trazem na carona a gestão da própria ferramenta, demandando mais tempo para administração e manutenção. Neste cenário, perde-se tempo na gestão do conteúdo, internautas de procuram e não acham o que desejam devido a fragmentação do mesmo e finalmente, tempo na gestão das ferramentas. Resumindo, um caos.

Diante destas circunstâncias e querendo dar uma cara mais moderna para meu website profissional, resolvi aglutinar tudo o conteúdo num único ponto e ferramenta, ganhando eficiência e mais tempo para criar. Para o internauta creio ser isso algo muito bom pois poderá num único local encontrar o que deseja com mais facilidade. Já para meu dia a dia, ganho na redução de tempo para administração e manutenção, além de ter uma ferramenta de mais fácil gestão, fincando de fora somente meu blog pessoal o qual não possuo muitas visitas e serve principalmente para que eu possa desopilar o fígado comentando as mazelas diárias.

Então lhe apresento meu novo website profissional (este onde está) que contém tudo o que produzo e já produzi a partir de 2006. Bem da verdade, quase tudo pois existem alguns conteúdos que ainda não vieram para a nova casa e também existem posts aqui da virada do século (sim, meu primeiro post fez 13 anos no começo deste mês).

E o que mudou?

Bastante coisa. Fiz o merge de dois webistes (Drupal 7 na Prática e drupal.blog.br) para dentro deste website, acrescentei diversos arquivos dentro da área de downloads, criei novas categorias para melhor divisão do conteúdo, acrescentei um portfólio que apresenta meus serviços e também adicionei boa parte dos artigos que escrevi para diferentes publicações nacionais e internacionais (outros virão).

De outro lado, mudou também a apresentação do website que agora possui um maior foco em meus serviços de consultoria, desenvolvimento e treinamento nas diferentes tecnologias que domino. Esta mudança vem de encontro com as necessidades de geração de receita e também para pavimentar o conteúdo multi-idiomas que já está na lista de tarefas para execução em breve.

Porém devido ao tempo (sempre ele) ainda existem algumas tarefas que não foram concluídas mas que possuem término previsto para o próximo mês, que são a remoção de minhas palestras do Slideshare e migração das mesmas para o website, a publicação de alguns vídeos de treinamentos em Drupal que estão em meu laptop e a categorização de vídeos dentro do website. Além disso tudo, a otimização da performance do website que mesmo estando abaixo de 10 segundos de carga (o que é considerado razoável), ainda está longe de me agradar, tendo como objetivo ficar abaixo de 5 segundos.

Espero que a mudança seja boa para ambos os lados, ou seja, para você que está lendo e/ou procurando informações com a facilidade de obtenção da mesma e para mim que poderei produzir mais em menos tempo, objetivo muitas vezes inalcançável mas sempre esperançoso.

As mudanças podem ser encontradas da seguinte forma:

  • Conteúdo do website Drupal.blog.br → principalmente na categoria Drupal deste blog ou ainda no portfólio de serviços em Drupal
  • Conteúdo do website Drupal 7 na Prática → na página especial do livro que está aqui
  • Informações sobre consultoria em Drupal e WordPress → na seção de consultoria
  • Informações sobre serviços de desenvolvimento → na seção de desenvolvimento
  • Informações sobre treinamentos → na seção de treinamentos

Bom proveito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =