Estou escrevendo sobre...
Um pouco de teoria
Categorias:
Máquinas virtuais são softwares que instalados em um computador (hardware) emulam outro computador completo para o sistema operacional guest (convidado) que acredita estar sendo executado em uma verdadeira máquina toda para ele. Resumindo, a máquina virtual “engana” o sistema operaracional convidado dando à ele um computador que não existe. Este tipo de máquina virtual é conhecida como máquina virtual de hardware.
As principais funções de uma máquina virtual são: prover ao sistema operacional guest um ambiente completo de hardware e também interceptar as chamadas deste sistema operacional e traduzí-las para o hardware real onde ele está instalado. Uma visão gráfica deste processo pode ser vista na figura a seguir.

O conceito de máquinas virtuais não é algo novo. Ele foi criado na década de sessenta e usado pioneiramente pela IBM em máquinas CP-40 (virtualização total) e desde então vem sendo usado na indústria da computação principalmente em momentos onde são necessários vários sistemas operacionais dentro um mesmo computador, seja por motivo de custo do equipamento por necessidades específicas (como é nosso caso neste tutorial).









Comentar