Otimização de Performance - Banco de Saúde

Banco de Saúde

Otimização de performance do Banco de Saúde. Saiba como o tempo de resposta do site foi reduzido para 7 segundos, aumentando o número de visitas e usuários.

O Desafio

A rede social segmentada Banco de Saúde estava com tempo de resposta acima de 50 segundos, gerando baixo retorno para o cliente em número de usuários cadastrados, acessos e visualização de anúncios em suas páginas. O desafio consistia em reduzir este tempo para um patamar aceitável (entre 7 e 10 segundos) para que as taxas de conversão fossem melhoradas como um todo.

A Solução

Para atender a necessidade de tempo de resposta dentro da taxa aceitável, a otimização de performance foi focada na migração da rede social para um novo servidor otimizado especificamente para o site, o refactoring de código para redução de requisições e eliminação de “gordura” das páginas e otimização de consultas à bancos de dados.

A Otimização de Performance em Números

Requisições Suprimidas

KB Removidos

Segundos Eliminados

Tempo de Resposta Atual (seg)

O Projeto

Para atingir o tempo de resposta desejado na otimização de performance da rede social Banco de Saúde, as seguintes atividades foram realizadas:

  • Instalação e configuração de VPS → contratação de um VPS para a rede social configurada para máxima performance utilizando principalmente Memcached e Varnish Cache, além da otimização do banco de dados MySQL para o menor tempo de resposta possível para as requisições;
  • Otimização do CMS Drupal → removidos módulos e código desnecessários, além do refactoring de diversas consultas realizadas com com o módulo Views para redução do tempo de resposta e consequente melhora na otimização de performance de toda a rede social;
  • Refactoring do front-end → remoção/condensação de diferentes requisições realizadas para endereços externos, otimização de código JavaScript e CSS, refactoring do tema utilizado pelo CMS, eliminação de módulos e otimização de imagens para atingir os objetivos propostos.

O projeto foi realizado em 2013/2014 com a redução de mais de 80% do tempo de resposta antes apresentado, estando na primeira carga dentro do proposto. Entrentando páginas internas são carregadas hoje em menos de 2 (dois) segundos, apresentando assim uma melhora maior que 90% sobre os benchmarks anteriores.

O Cliente

O website Banco de Saúde é uma rede social segmentada sobre medicina onde usuários podem trocar experiências e conversar com especialistas de diferentes áreas. Hoje conta com milhares de acessos mensais e um número crescente de usuários.

Também Precisa de Otimização de Performance?

Entre em Contato Agora!