Paulino Michelazzo

Web & CMS Consultant


Estou na estrada da Internet desde quando ela chegou no Brasil em meados de 1995. Antes disso, já programava em Clipper, Cobol e Basic, minha primeira linguagem de programação e com a qual tive os primeiros contatos com computadores. Entre 1995 e 2000 me embrenhei no mundo do software proprietário prestando serviços para a IBM, Oracle, Macromedia e Microsoft. Também nesse período me tornei Microsoft Certified Professional.

Em 2000 deixei a carreira na área de IBM/Windows/Software Proprietário para me dedicar ao FLOSS (Free/Libre Open Source Software), com o qual atuo até hoje como consultor web com ferramentas de gestão de conteúdo, especialmente Drupal e WordPress.

Fui proprietário durante dois anos e meio da Fábrica Livre, uma das primeiras empresas “livres” brasileiras e referência no segmento de gestão de conteúdo livre. Dela retirei-me em Agosto de 2010 para me dedicar a consultoria e treinamentos, além da realização de uma série de livros técnicos. Em 2007, participei da missão da ONU em Timor Leste como System Develop Specialist onde fui webmaster do portal do Ministério da Justiça daquele país e desenvolvedor da solução de gestão da justiça timorense, totalmente criada com software livre.

Antes disso, fui diretor mundial da Mambo Foundation (2006-2007), coordenador de Pós-Graduação na FIAP em São Paulo (2002-2004), gerente de divisão da Cobra Tecnologia (2005) e coordenador técnico no projeto Telecentros da Prefeitura de São Paulo (2003-2005).

Conjuntamente ao trabalho de consultoria e treinamentos, sou membro da Drupal Association e da Associação Drupal Brasil (o primeiro membro), colunista das revistas Wide e Espírito Livre (e frequentemente assinando artigos na revista americana sobre Drupal, a Drupal Watchdog), co-autor dos livros A Revolução do Software Livre, Internet: O Encontro de 2 Mundos e Software Livre e Inclusão Digital e palestrante convidado de vários eventos nacionais e internacionais onde costumeiramente abordo os temas de empreendedorismo com software livre, desenvolvimento web, novas tecnologias e inovação.

Você pode entrar em contato comigo clicando aqui ou ainda pelas ferramentas Twitter, Slideshare e YouTube.