A imprensa negra

Não é de hoje que a dita “mídia especializada em TI” brasileira joga tudo contra o software livre. Também pudera, com os anunciantes do porte de Microsoft, Oracle, HP, Google, Samsung, Intel e outras gigantes, quem é que vai deixar a boca livre regada a caviar e lagosta para comer pão com ovo?

Dizem que sou masoquista e o pior é que começo a acreditar nisto pois, para receber todos os dias três correios da “mídia especializada” (leia-se, INFO) carregada de coisas estúpidas, só mesmo um masoquista que baba pelos cantos.

Mas hoje passou da conta. Ao receber a “informativa” newsletter da INFO, me deparei com a manchete “Carro do Linux fica em último em Indianápolis” que teoricamente estaria falando da participação da comunidade Linux no patrocínio do carro de Roberto Pupo Moreno da corrida do final de semana passado. Tudo bem, ficou mesmo em último mas… e daí? E daí que fui ler a reportagem (que pode ser lida clicando-se aqui) e claro, como esperado, o texto é uma verdadeira pedrada sobre o Linux pois de conteúdo aproveitável não existe uma única vírgula. Ao contrário, fala sobre o “resultado que ficou abaixo do esperado” na arrecadação de US$ 350 mil dólares para o patrocínio do carro do piloto brasileiro, comenta sobre ser o primeiro a sair da corrida mas nem sequer lembra que esta foi a primeira ação da comunidade no sentido de levar sua principal marca para um esporte tão famoso quanto a Indy.

Sem dúvida nenhuma alguns irão comentar que sou xiita, que sou um defensor ferrenho do software livre e até tenho uma tatuagem do TUX (o que não é mentira esta última afirmação), mas… parafraseando a própria poderosa de Redmond, “get the facts” (adoro esta frase, muito criativa mesmo):

Rapidamente fiz uma pequena compilação dos artigos existentes nas vinte e três “newsletters” recebidas durante o mês de maio. Nelas, escolhi a coluna “TI” para o levantamento pois acredito ser a melhor das colunas para apresentar tudo o que é relacionado a tecnologia da informação. O resultado pode ser visto no gráfico 1, abaixo:

Gráfico 1

Resultado: de todas as notícias veiculadas durante o mês na coluna TI da newsletter, mais de 12% foram sobre a Microsoft e seus produtos, equiparando-se com tudo o que foi falado sobre telecom (celulares, empresas, tecnologias, etc etc etc) e perdendo somente para a categoria “outros”, a qual engloba desde “venda de parafusos digitais” até nanotecnologia. Já o software livre e seus correlatos (Linux, serviços, rede, etc) amargaram meros 5,83%.

Não satisfeito, refiz as contas mas desta vez somente com as chamadas da newsletter, ou seja, o cabeçalho do e-mail enviado aos leitores. Neste cenário, o resultado é pior ainda. Confira:

Gráfico 2

De um total de 23 chamadas, 26,09% foram sobre a Microsoft e seus produtos ou ainda de notícias relacionadas à companhia enquanto o todo-poderoso Google aparece em segundo lugar com 4,35%. O leitor atento irá dizer que o software livre e seus “derivados” até se saíram bem e estão em pé de igualdade com o Google, o que poderia em tese ser muito bom. Mas ao contrário disso, os 4,35% são NEGATIVOS pois a chamada era simplesmente “Falhas de segurança desafinam o Samba” (o que logicamente é um trocadilho de muito mau gosto).

Agora, seja honesto comigo e consigo: é possível acreditar que uma imprensa como esta é imparcial? Que uma empresa como esta não possui interesses na promoção de A ou B em detrimento de C? Puxa.. fala sério vai, Get the facts!