Copia de mim, copia

Não tenho problema com o dito plágio de meus artigos ou similares na Internet. Licencio tudo o que escrevo ou faço em Creative Commons para que possa espalhar um pouco do que sei por qualquer site e/ou blog existentes. Mas se existe coisa que me deixa fulo da vida é a cópia descarada, aquela tipo chupim mesmo. Longe de ser comensal, o chupim se aproveita da boa vontade alheia para benefício próprio não somente enganando aquele de quem “chupinhou”, mas também os outros.

Exemplo claro é este. Visitando a Internet em uma de minhas inúmeras buscas, eis que encontro um dito “desenvolvedor” no norte do país, especificamente no estado de Roraima (onde já estive várias vezes ensinando o pessoal de lá, graciosamente, a usar Joomla!) que simplesmente fez copy & paste de todo (ou quase todo) o site de minha empresa, a Fábrica Livre. Como se não bastasse, aquilo que ele acrescentou sobre o meu texto é porco, mal escrito e totalmente cheio de erros de todos os tipos. Além disso, até mesmo o layout do site e a distribuição dos textos foi copiada numa digna e apreciada utilização de um wget. Vamos ver quem é?

www.lojasecia.com.br

Na página principal foram adicionados dois parágrafos com uma redação chula, mal feita e principalmente, mal organizada que nada tem a ver com os parágrafos surrupiados da Fábrica Livre. Vejamos:

Extrato home da Fábrica

Agora, do chupim:

Extrato home do site

O pior mesmo é ler algo assim: “sem espaço para aventureiros e sobrinhos de plantão”. Será que ele está falando dele mesmo?

Mas continuando…

Extrato página "Para quem fazemos" da Fábrica Livre

Agora, do chupim:

O pior é a frase em negrito de onde foram alterados os substantivos “empresa” para “desenvolvedor” sem mudar o restante da frase. Com isso ela ficou manca e sem nexo. Típico do copy & paste.

Quer mais uma? Vamos lá:

Extrato da página de "Parceiros" da Fábrica Livre

E agora, o chupim…

Poderia continuar com as apresentações das “diferenças” entre os dois websites mas resolvi deixar isso para nosso advogado que certamente irá cuidar do caso rapidamente. Mas isso pouco importa também. A cara-de-pau de fazer algo assim é, no mínimo, vergonhosa. Inclusive o tema atualmente usado pela “empresa” era o que usávamos na última versão do website da Fábrica Livre. Simplesmente idêntico.

Para aqueles que não acreditam, fiz cópia de todas as páginas do website do chupim tanto para ficar nos registros da história como também para provas em futuro processo. De minha parte, somente posso lamentar que isso aconteça mas…

13 comentário em “Copia de mim, copia

  1. Pingback: Tweets that mention Copia de mim, copia - O plágio descarado na Internet | Paulino Michelazzo - Blog Profissional -- Topsy.com

  2. Lucas R. Martins

    Se você foi copiado, meus parabéns, o seu trabalho é realmente bom. Só acho que o “chupim” devia ser um pouco menos cara de pau e pelo menos ler o texto que ele plagiou.

  3. Fernando

    Isso é repugnante!! Esse tipo de atitude prova que quem não tem capacidade copia… Esse cara deveria ter vergonha de sair de casa!!

  4. Marcelo Adam

    Olá Paulino…

    Ao ler o post aqui escrito, retirei todos os textos ora copiados pra o site lojasecia e aproveito este espaço para me retratar com sua pessoa pelas copias. Quero te dizer q ja acompanho seu trb tem algum tempo, inclusive sua vinda a Roraima… Aqui no norte do pais nao temos a mesma oportunidade de ter frequencia cursos, palestras e etc, haja vistas que nos aqui agora que estamos descobrindo o mercado sobre desenvolvimento web… te confesso que estou começando nesse mercado aos poucos e por admirar seu trb é que fiz a copia de alguns textos de seu site para poder incrementar um pouco mais o meu… e vc sabe que para se começar um trb muitas veses você tem que se basear em algumas experiências de sucesso como a sua… Pesso aqui em público pesso desculpas pelo acontecido e com humildade de quem aprendeu que nao se deve copiar nada de ninguém sem ao menos colocar os créditos…

    um grande abraço.

    1. Neri Junior

      Olha o maluco “pessando”(pedindo) desculpas ali emcima. Amigo se basear em algo é pegar a ideia e criar a sua. Não um wget da vida.
      Espero que tenho aprendido.
      Abraços Paulino.

  5. Flávia

    Olá Paulino, somos colaboradores da mesma revista, a TI digital e acabei acessando seu site. Passo por isso frequentemente e acho uma lástima. Até deixei um post sobre o assunto em meu site.. Só que pelo texto de desculpas que o tal chupim colocou, acho que seria melhor manter o seu texto viu Paulino, por que eu não contrataria nem em mil anos uma pessoa que escreve “pesso desculpas” ou então que em um texto de retratação pública se utiliza de abreviaturas do “internetês”. Mas é isso aí, um abraço!

  6. Rafael Ribeiro

    Sou de Roraima, faço o 5º módulo do curso de análise de sistemas no instituto federal(antigo CEFET-RR e agora IFRR)e estou envergonhado com esse fato. Quero dizer que isto é um caso isolado e não representa os desenvolvedores de Roraima.

  7. Pingback: Não seja TOSCO – copiar artigos sem referência não é bacana! | Eltern de Assis

  8. Pingback: Não seja TOSCO – copiar artigos sem referência não é bacana! « Eltern

Comentários encerrados.