iMasters Intercom 2006: o show da web

Meu relato pessoal sobre um dos maiores eventos de web no Brasil.

No sábado passado (28/10), fui convidado para participar do Imasters Intercon 2006, um dos maiores (senão o maior) evento sobre web do país. Um evento com um monte de surpresas interessantes, legais, engraçadas (quanto custa???) e muita, muita gente. Um sucesso retumbante sem sombra de dúvidas.

Este é um relato pessoal sobre o evento e nada tem de “oficial” ou segue alguma regra jornalística para tal. Assim, recoste em sua confortável cadeira e aproveite.

O local
Foi escolhido para o evento o antigo hotel Jaraguá no centrão de São Paulo. Um hotel moderno mas cheio de nostalgia. Várias fotos nos corredores e no hall de entrada levavam os observadores à seus áureos tempos quando personalidades do mundo inteiro lá se hospedavam. Fidel Castro, Yuri Gagárin, Elizabeth II, Marta Rocha e tantos outros. Entretanto (sempre tem um não?) existiu um único inconveniente: um hotel luxuoso como este e membro de uma das maiores redes hoteleiras do mundo (Accor) não possui acesso à Internet nos apartamentos. Ou melhor, dizem que existe por um cartão de acesso de R$ 25,00/dia mas eu tentei em dois sistemas operacionais com três cabos de rede diferentes e mais de quarenta minutos de falatório do suporte mas nada. Assim acredito que é lenda que vai tornar-se mito em breve…

Minha palestra
Palestrei logo no primeiro horário sobre práticas de desenvolvimento web. Como de costume, não poderia abrir mão de tornar a apresentação engraçada, principalmente devido ao fato de ser a primeira do dia e os participantes ainda estarem meio “dormindo” (muita gente veio de longe cochilando em ônibus ou coisa do tipo). Auditório lotado e eu preso num pórtico por causa de uma câmera que teimava em achar que eu era presidenciável, acredito que tenha feito uma das melhores palestras do ano, principalmente pelo público extremamente exigente que lá estava e que aplaudiu muito e elogiou, tanto via e-mail quando ao vivo.

Um fato interessante na palestra: em um certo momento estava apresentando um case de como “não fazer” um determinado site e, por uma daquelas coincidências que só Deus explica, o desenvolvedor do site estava assistindo a palestra! Depois do encerramento, o Bruno Peres, desenvolvedor da rede Accor (meu case) veio conversar e demos várias risadas sobre o assunto. Lição aprendida: quando falar sobre alguém, fale com propriedade. Murphy as vezes prega cada peça…

Finda a palestra, assisti algumas outras e conversei muito com participantes do evento e alguns colunistas do Imasters tais como Rodrigo Almeida (Oracle) e Alex Falcão (bombril). Também tive a grata oportunidade de fazer amizade com Leandro Vieira, um mineiro toquinho de gente no tamanho mas um gigante em seus conhecimentos. Ele é autor de cursos muito interessantes e que valem a pena ser adquiridos (lá no Imasters tem).

Outra pessoa muito interessante que conheci foi o Douglas D’Aquino de Florianópolis, a eterna Ilha da Magia. Ele é designer/developer e pudemos conversar muito sobre dezenas de assuntos que foram desde usabilidade e webstandarts até cervejas e noitadas em Floripa (inclusive já valendo o convite para as bocas-livres na ilha). Valeu Douglas!

A organização
Quem me conhece sabe que passo a maior parte do ano participando em eventos por todo o país. Somente em 2006 foram dezessete eventos em oito estados brasileiros. Uma verdadeira maratona. Assim posso afirmar com propriedade que o Intercon foi o evento mais bem organizado que participei no ano. Sem puxa-saquismo (porque inclusive tenho tanto asco de homem que as vezes nem eu me suporto), a organização superou as espectativas, exceto pelas gravatinhas da Gol que os organizadores usavam (até pensei que estava no saguão de Congonhas quando cheguei).

Uma das sacadas mais inteligentes da organização foi a criação e distribuição no kit do participante de cartões de visitas personalizados com o nome do participante para networking entre os presentes. Algo no mínimo engenhoso e que fez certamente uma baita diferença para muita gente que costuma não ter cartões de visitas (como eu).

Como ponto negativo, faltou acesso à Internet! Isso ainda a comunidade de software livre dá de vinte a zero nos eventos onde temos sinal até dentro de banheiros 😉  Um access-point liberado já faria uma diferença enorme mas nem por isso o brilho do evento foi ofuscado.

Finalizando
De zero a dez? Nove e meio! Conteúdo muito bom (exceto por alguns cases de empresas que em minha opinião nada tinham a ver com o escopo do evento), local propício e bem localizado, organização nota dez e um público ávido por conhecimento.

Agora restaram as taças que ganhei de presente (o vinho já era) e a vontade de estar presente em uma nova edição para poder trocar experiências com toda esta galera que faz a web brasileira. Para toda a trupe do Imasters meus sinceros parabéns. Trabalho bem feito é o que foi apresentado no último sábado: um sucesso em todos os sentidos.

PS1: As fotos que tirei podem ser vistas clicando-se aqui.
PS2: A apresentação usada na palestra pode ser obtida nesta página (é necessário se autenticar no site).
PS3: Ainda não sei quanto custa, mas estou numa curiosidade…