Linux salva 800 mil famílias australianas

Até na energia elétrica

Há muitos anos venho comentando sobre os perigos que sistemas básicos e indispensáveis sofrem na mão do software proprietário quando o assunto é segurança pois simplesmente alguns serviços e “coisas” não podem parar como são os casos de sistemas aviônicos (aqueles que mantém 200, 300 pessoas viajando confortavelmente), equipamentos de manutenção a vida (incubadoras, respiradoras, etc), telefonia emergencial e outros tantos.

Um deles em nosso mundo moderno simplesmente se tornou indispensável com água para nosso corpo. Falo da energia elétrica que todos nós simplesmente espetamos um plug numa tomada e temos nossos aparelhos funcionando; seja a TV para assistir o futebol, o microondas ou ainda um respirador. De tão importante a energia elétrica simplesmente não pode parar.

Mas… e se para? Indústrias param, casas param, comércios param, serviços param, tudo para e a economia vai para o beleléu. Assim, colocar um software conhecidamente fraco em segurança, cheio de brechas e bug’s para “cuidar” de um sistema tão importante como este é quase como colocar a mão em cabos de 115 mil volts. Morte na certa.

Claro que algumas empresas não seguem a risca esta cartilha e ainda se extasiam com as belezas do poderio do marketing falacioso e alguns “presentinhos” oferecidos pelas produtoras destes monstros. E o resultado? Bem, parte da Austrália pode dizer o que é.

De acordo com o jornal australiano Sydney Morning Herald A companhia Integral Energy que atende aproximadamente 800 mil famílias das regiões de New South Wales e Queensland (as mais populosas da ilha) simplesmente entrou em colapso quando um vírus atingiu aproximadamente 1000 computadores do centro de gestão da empresa devido a falta de atualização dos anti-virus. Um cenário dantesco para os consumidores que certamente sem ver nada em absoluto.

E como resolveram o problema? Retiraram os “Windowes” das máquinas e instalaram Linux. Simples assim. De quebra ganharam uma baita economia de recursos de hardware e custo de licenças (minha opinião), além da confiabilidade e segurança oferecida pelo sistema operacional.

Decerto quem não atualizou o anti-vírus perdeu o emprego (estava desde fevereiro nesta situação) mas esta seria uma desculpa muleta para o aleijado. Sistema operacional não precisa ter anti-vírus pois ele não pode pegar vírus, principalmente em setores como energia, saúde, segurança e claro, o barzinho da esquina.

Acha que eu uso Linux e Mac porque?