Oportunidades com CMS

Se você trabalha com CMS’s livres, aqui vai uma boa notícia: o mercado vai crescer mais ainda.

O fundo de investimentos North Bridge Venture Partners realizou durante a OSBC 2007 – Open Source Business Conference em São Francisco, Califórnia uma pesquisa com os participantes e painelistas do evento com perguntas relacionadas ao mercado de open source mundial. Os resultados foram divulgados (PDF) esta semana e trazem visões interessantes sobre este mercado para os próximos cinco anos.

Dentre as perguntas formuladas uma está intimamente relacionada ao meu trabalho que é o desenvolvimento de aplicações web baseadas em gerenciadores de conteúdo (CMS’s) livres, tais como Drupal, Joomla e Mambo. E as respostas confirmam o que venho percebendo há algum tempo: o mercado de ferramentas de gestão ainda está pequeno perto do que vai crescer, ou seja, mais trabalho e muito mais oportunidades para aqueles que fazem business com open source.

Foi perguntado aos participantes o seguinte: quais são os setores da indústria de software mais vulneráveis  a perturbações advindas do open source nos próximos cinco anos? Entre as três respostas mais indicadas está o gerencimento de conteúdo e publicação na web, que resumidamente quer dizer: as ferramentas de gestão de conteúdo livres vão ter uma participação maior no mercado atual e abocanhar uma parcela significativa naquela fatia que é acrescentada a cada ano.

Com isso os profissionais que trabalham nesta área terão um vasto campo para desenvolver aplicações de todos os tipos usando estas ferramentas e cada vez mais será comum vermos casos como da revista norte-americana Popular Science que no começo deste ano migrou de uma plataforma proprietária de CMS para uma open source, Drupal.

Para se ter uma noção do tamanho deste mercado, em 2004 foi publicada uma pesquisa que apontava um crescimento de US$ 1 bilhão até o ano de 2007 sendo que 60% deste montante seria destinado a serviços. Se estes números continuarem no mesmo patamar, temos ao menos mais 1.7 bilhão de dólares para serem trabalhados. Simplesmente muito dinheiro.

Se você trabalha com este tipo de ferramenta, está é certamente uma ótima notícia. Se você não trabalha, que tal começar?

PS: uma dica: fique de olho na sigla SaaS. Ela vai dar o que falar mais cedo do que imagina.