Os CMS’s mágicos

Em um mundo de mudanças constantes e rápidas, o que fazer quando é necessário criar ou modificar um website em curto espaço de tempo e sem muito gasto? A resposta está nas ferramentas de CMS e neste exemplo prático.

Começando um novo ano, resolvi dar uma cara nova para meu site. Estava contente com o antigo mas aproveitando-me de todas as mudanças ocorridas nos últmos tempos e também nas que estão chegando, aproveitei para mudar o design e alguns elementos visuais.

Para algumas pessoas este tipo de tarefa é difícil pois na maioria das vezes o conteúdo está atrelado a toda a parte gráfica, sendo difícil e penosa a modificação. Em meu caso, não precisei mais que 12 horas para a total modificação, sendo que a maior parte do tempo foi consumida com a escolha de um novo design para o site.

Como é possível?
Há algum tempo utilizo ferramentas de CMS (Content Management System – Sistemas de Gestão de Conteúdo) em meus sites. De fácil administração, alta flexibilidade e desenvolvidas em camadas, estas ferramentas possuem como premissa básica a separação do conteúdo de toda a parte gráfica, permitindo assim não somente a rápida alteração do design mas também a portabilidade do conteúdo para outras mídias e dispositivos, tais como telefones celulares e PDA’s.

Em meu site profissional utilizo o CMS Mambo; um software OpenSource com mais de seis anos de história e diversos prêmios mundiais de qualidade. Robusto, escalável e principalmente modular, ele permite que mudanças de quaisquer tipos possam ser realizadas em curto espaço de tempo.

A mudança
O site “antigo” possuia uma estrutura de apresentação de conteúdo fortemente focada em blog. Listas de matérias e poucas entradas de menu apresentavam o conteúdo. Além destes pontos, existiam poucos contrastes de cores, o que enganava o internauta quando procurava algo mais específico. Desta forma, estes eram os pontos que desejava mudanças.

Website em Dezembro 2006

Também procurava um design mais clean, mais claro para destacar mais o texto e não as partes gráficas. Devido minha área de expertise ser desenvolvimento web e não design, o que tenho a oferecer é conteúdo informativo e não efeitos visuais.

Com estes pontos enumerados, passei a procurar um tema (ou template) em alguns sites da comunidade Mambo, sendo esta busca a parte mais cansativa e demorada de todo o processo. Somente nela foram gastas mais de 5 horas entre escolha e pequenas modificações de cores e medidas para executar os testes preliminares a fim de verificar se todos os pontos que desejava mudar tinham sido atendidos. Enfim, escolhi o tema denominado Identity Curve e criado por Tony Leone devido principalmente ao conjunto de cores e suas formas arrendondadas. Feita a escolha, seria necessário executar algumas mudanças que em uma ferramenta de CMS são simples mas se fossem  necessárias em um código não-modular, certamente levariam pelo menos uma semana de trabalho.

Joga-prá-lá, joga-prá-cá
O antigo site mantinha os menus e áreas interativas todas do lado direito e agora precisavam ser levadas para o lado esquerdo no novo design. Também seriam necessárias pequenas alterações nas chamadas do CSS dos módulos a fim de aproveitar uma característica interessante do tema que são as várias cores de fundo disponíveis para os mesmos. Esta tarefa não levou mais do que uma hora e meia para ser completada, sendo a grande parte deste tempo destinado ao experimento das cores dos módulos.

Uma outra tarefa que tinha pela frente era o posicionamento do menu na parte superior e a devida configuração das “cortinas” dos mesmos. O efeito de cortina, ao contrário que pode-se imaginar, é conseguido com um módulo adicional (D4JTransMenu) que demandou somente 10 minutos para sua configuração e efetiva publicação, tempo recorde para a criação de um menu com esta finalidade.

Acertos finais
Com toda a grande estrutura do site pronta, restaram pequenos acertos para a sua publicação final. Alteração de algumas entradas de menu em inglês, atualização de um mambot para publicação dos posts no Rec6, criação de um pequeno módulo de feeds e finalmente, a configuração final de objetos como botões, linhas e espaços entre seções. No final, 12 horas depois da decisão, o novo site está pronto para iniciar o ano de 2007.

Website em Janeiro 2007

Finalizando
Lembro-me no começo da Internet dinâmica (que dinâmica nada tinha) onde uma mudança destas levaria pelo menos uma semana, sem contar na necessidade de adaptação do conteúdo ao novo design. Menos de uma década depois é possível fazer uma alteração deste tamanho em meio dia de trabalho (incluindo as pausas para almoço e café) graças as ferramentas de CMS como o Mambo.

Se você pensa em trocar a ferramenta por trás de seu website, experimente algumas destas opções. Tenho certeza que irá se surpreender com a flexibilidade das mesmas.

Feliz 2007 (com site novo!)