Um notebook com Linux pré-instalado

Um artigo que conta a saga da compra de um notebook com Linux pré-instalado. Por Richard Sevenich e tradução por Paulino Michelazzo.

Aqueles que utilizam Linux e ocasionalmente viajam a trabalho estão muito motivados em adquirir um notebook. Eu o fiz em setembro de 1999 e penso que seria valioso compartilhar minha experiência. Agora é cada vez mais fácil instalar Linux em um notebook mas, naquele momento, eu estava com dúvidas na compra de uma máquina e me deparar com a incompatibilidade desta com o Linux. Depois de procurar encontrei um notebook com preço razoável e com Linux pré-instalado, a Nflux, The LinuxStore (que agora é da EBIZ). Aqui estão as especificações anunciadas:

CPU AMD K6-2 3D 300
Tela 13.3″ XVGA (1024×768) TFT Color LCD
Memória RAM 64 Mbytes
Placa de Vídeo Neomagic NM2160 128-bit, 2MB RAM
HDD 4.3 Gbyte
Mouse Touchpad ps/2-compatible
CD-Rom 24X
3.5” Floppy 1.44MB
Sistema de Som 16-bit, microfone, (alto-falantes)
Portas de expansãomonitor, paralela, Fast irda, usb, etc.

Também adquiri cartões PCMCIA de modem e rede Ethernet e outra bateria extra. Depois de tudo isto, o preço ainda estava abaixo dos US$ 1.800,00, muito razoável. O notebook foi pedido em 30 de setembro, sendo prometida a entrega depois de 5 dias úteis, sendo efetivamente entregue em meados de outubro, com um atraso muito normal para uma “compra por correio” de hardware, de acordo com minha experiência. A máquina que recebi trabalhou bem e eu estava muito contente com suas características e funcionalidade. De minha parte, adquiri um mouse tipo ps/2 de baixo custo por preferi-lo ao touchpad. Para o uso em casa, uma impressora foi facilmente configurada. Tudo estava funcionando imediatamente, excluindo dois pequenos detalhes:

  • A máquina foi entregue com 32 Mbyte de RAM em lugar dos 64 Mbyte anunciados;
  • O esquema de particionamento do disco não era o esperado.

Para o segundo ponto, eu podia e resolvi pessoalmente o problema.

Entrei em contato com a LinuxStore reclamando os 32 Mbyte de RAM faltantes e depois de um pequeno atraso, um chip de memória foi me enviado mas era errado (eram 8 Mbyte ao invés de 32 Mbye). Assim que entrei em contato novamente, obtive um número de RMA (Nota do tradutor: RMA: Autorização de Retorno de Material) e o enviei de volta. Depois de algum tempo recebi outro chip, desta vez de 128 Mbyte mas infelizmente era incompatível com minha máquina. Entrei em contato novamente, obtive outro RMA e enviei de volta o chip (notem que poderia ter “cortado” e “colado” o enunciado acima). A terceira vez foi uma maravilha, recebi o chip compatível, instalei-o e finalmente o notebook estava de acordo com as especificações. Era meados de março de 2000, haviam se passado aproximadamente seis meses desde meu contato inicial. Parte destes seis meses foram devido a razões relativas as minhas viagens mas, a maior parte dos atrasos atribuídos a empresa.

Apesar disto tudo, durante este tempo foi possível usar a máquina felizmente, levando comigo cuidadosamente em duas ocasiões em viagens de negócios. Foi incrivelmente útil e produtivo tê-lo ao lado. Estas foram viagens de capacitação nas quais fiz um curso introdutório de drivers de dispositivos (device drivers) do Linux. Nas tardes, depois do curso, foi possível revisar várias coisas que sugeriram durante o dia, muito útil.

Durante este cenário desconcertante dos 32 Mbyte de RAM, a empresa me prestou serviços corretos, (obrigado a Tiffany Johnson da LinuxStore). Por sorte, a máquina com 32 Mbyte de RAM funcionava suficientemente bem para minhas necessidades. Podia ter sido pior se a máquina não pudesse ser usada, coisa que se sucedeu logo após infelizmente. O monitor deixou de funcionar!, o notebook estava inutilizável assim entrei em contato novamente, obtive um número de RMA e enviei-o (cortar e colar de novo). O sistema de rasteio de envios da UPS (Nota do tradutor: UPS: United Parcel Service of America) indicava que o mesmo tinha sido recebido pela LinuxStore em 17 de abril. Várias semanas depois entrei em contato com a LinuxStore e pude averiguar que tinham enviado a máquina, por sua vez, ao fabricante e que não existia outra informação. Hoje é 23 de maio e minhas chamadas para a LinuxStore a fim de saber quando minha máquina será devolvida segue sem resposta. Preciso da minha máquina para uma próxima viagem, espero que apareça.

A funcionalidade de um notebook é algo maravilhoso de se ter caso necessite, e eu necessito. Esta máquina funcionou bem até apresentar problemas. No meu caso, o vendedor não foi o fabricante original do hardware o que causou etapas adicionais na resolução dos problemas, agregando tempo e incerteza nas respostas e apresentação de soluções. Não é um veredicto, mas o resumo dos fatos não são animadores:

  • Máquina pedida em 30 de setembro de 1999;
  • De acordo com as especificações anunciadas em meados de março de 2000
  • Devolução a LinuxStore para reparação da tela em 17 de abril de 2000;
  • Data de retorno do conserto: desconhecida, minhas perguntas a respeito não recebem resposta.

Compartilharei com vocês a resolução final em um artigo posterior na Linux Gazette.

Artigo original de Richard Sevenich ( rsevenic@netscape.net ). Tradução por Paulino Michelazzo.